domingo, 30 de outubro de 2011

Vale mesmo apena gastar R$2,10 na tarifa, caso haja integração?



A auditoria na planilha de transporte, reivindicação da sociedade teresinense a mais de três meses, serviu apenas como uma manobra do SETUT e da Prefeitura para legitimar um aumento ilegal e irresponsável da tarifa de transporte coletivo, tentando ludibriar a população e esfriar os ânimos dos mais de 20 indignados e indignadas de Teresina. Mas não vai ser tão fácil assim!

A própria auditoria apresenta dados absurdos, no que se refere ao lucro dos empresários de transporte em Teresina que variou de 80,5% para 226%, entre 2009 e 2010. E eles ainda querem que a população teresinense acredite que as empresas estão funcionando no limite de suas condições financeiras. Mesmo assim, o resultado da auditoria apontou que o valor da tarifa deverá ser R$2,10. 

Agora, mais uma manobra foi apresentada. A prefeitura diz que só irá reajustar o valor da passagem quando for implantado o sistema de integração. Você acha que isso é algo bom? Acha que isso justifica o aumento? Eu acho que não e digo por quê!

Primeiro porque o modelo de integração que a STRANS quer implantar é ridículo. Quem pega dois ônibus, por exemplo, da zona sul à zona norte, irá pagar a passagem normal na primeira viagem e uma outra passagem de menor valor (que ainda não foi estabelecido quanto será) na segunda. Segundo a Alzenir Porto, "inicialmente será assim, até como forma de garantir a implantação do sistema de integração. Será uma passagem menor do que a tarifa normal", justificou.

Mas, que tipo de integração é essa que ira permitir que a população continue pagando uma passagem a cada ônibus? Mesmo com a integração, o SETUT continuará ganhando lucros exorbitantes e enchendo os bolsos dos empresários através do suor da classe trabalhadora e dos estudantes de Teresina. Mais uma vez a prefeitura vem como uma proposta ridícula, mostrando quais os interesses que eles estão defendendo.

A superintendente a Strans afirmou ainda que somente quem estiver incluso no Sistema de Bilhetagem Eletrônica terá direito à tarifa reduzida, caso contrário, o usuário de transporte terá que pagar duas passagens. E ainda não informou se haverá custo para a retirada desses cartões.

Isso tudo só reafirma a necessidade cada vez mais evidente de termos uma empresa municipal de transporte coletivo em Teresina. Só assim, sem o lucro exorbitante dos empresários e investindo esse valor na melhoria dos transportes, é que teremos uma tarifa mais acessível, paradas mais estruturadas, ônibus de qualidade e etc. Claro que tudo isso, com a participação da sociedade civil, para evitar que a corrupção atinja mais esse serviço.

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