quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Será mesmo possível investir 10% do PIB para educação pública?




Primeiro, o investimento de 10% do PIB na educação significa um gasto de 140 bilhões de reais. Achou muito? Pois não é. O Brasil contabilizou no fim do ano passado uma gasto de 954 bilhões de reais com pagamento da divida pública, isso significa praticamente 49% do orçamento da união, por outro lado  apenas 56 bilhões de reais foram destinados à educação. E ainda, segundo o Tribunal de Contas da União, só em 2010 o governo repassou 144 bilhões de reais na forma de isenções e incentivos fiscais à empresas privadas. Portanto o problema não é a falta de dinheiro e sim a falta de vontade política de fazer da educação prioridade.
E a falta de vontade política só se resolve com pressão social! Precisamos mais uma vez mostra que educação merece respeito. A Campanha Nacional pelos 10% do PIB na educação Pública se propõe à mostra a resposta da sociedade civil brasileira à forma irresponsável com que a educação vem sendo tratada nos últimos 20 anos.
No dia 6 de novembro iniciaremos o Plebiscito Nacional pelos 10% do PIB. Toda ajuda é fundamental para conseguirmos massificar a necessidade e a viabilidade financeira de se investir 10% do PIB na Educação. Vamos construir essa campanha, juntos!?

Material da Campanha:




Nenhum comentário:

Postar um comentário