domingo, 30 de outubro de 2011

Corrupção e muito descaramento: TCU investiga repasses de dinheiro do Governo à UNE.


UNE e sua pelegice sem fim! É estarrecedor ver no que se transformou a União Nacional dos Estudantes. O que no passado foi um grande instrumento de luta em defesa da Democracia nacional, hoje é uma ninho de corrupção, burocratização e roubalheira. 

Depois da entrada do PT no governo, começamos a ver nitidamente uma relação bem carinhosa entre a UNE e o Governo. Sobretudo, em 2007, quando os estudante do Brasil inteiro iniciaram um processo de ocupações de reitoria, contra a reforma universitária, e a UNE se mostrou apática nesse processo. A recompensa dessa camaradagem da União Nacional os Estudantes para com o Governo (que fragilizou significativamente o Movimento Estudantil Nacional) foi 42 milhões de reais que a entidade recebeu desde 2003. 

Hoje, o presidente da UNE, Daniel Iliescu, recebe um mísero salário de mais de 2 mil reais por mês. Isso é pouco se compararmos com os mais de 500 mil reais que o Tribunal de Contas da União - TCU suspeita ter sido roubado, em 2008, na Caravana Estudantil da Saúde, promovida ela entidade. “É evidente o descaso da UNE com o patrimônio público. Fico estarrecido de ver tanto dinheiro do povo usado sem obediência...” disse Marinus Marsico, procurador do TCU que, depois de inciar essas investigações sob a notas fiscais da entidade, detectou uma serie de gastos inexplicáveis, como este de 2008 e como o de 2007, onde foram gasto milhares de reais, vindo do suor da classe trabalhadora, com caixas de cervejas, garrafas de uísque escocês e de vodca, sob o pretexto de promover atividades culturais da UNE.

A falida União Nacional dos Estudantes, que é composta majoritariamente pela União da Juventude Socialista - UJS (que de socialista não tem nada), ou seja, pela corja pelega e oportunista do PCdoB, além do distanciamento progressivo da base e de não estar mais inserida nas lutas em defesa da educação e dos interesses estudantis, transformou-se em uma verdadeira ferramenta de alienação usada pelo governo federal. Há muito tempo a UNE não nos representa mais! 

Tudo isso vez surgir uma nova conjuntura no Movimento Estudantil brasileiro, uma conjuntura de reorganização do ME por fora da UNE. é preciso que se compreenda que a lutas estudantis hoje não se passam mais por aquelas estruturas. É preciso erguer novos rumos pra o movimento estudantil, rumos estes que perpassam fundamentalmente a construção de uma sociedade mais justa, igualitária, sem opressores e sem oprimidos. 

Por um novo movimento estudantil! 


_______________________________________________________________-
Fonte: Veja Online: http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/eles-bebem-voce-paga

Nenhum comentário:

Postar um comentário