sábado, 19 de novembro de 2011

A Gota D’agua só caiu agora?




Eu me pergunto: a Gota D’agua só caiu agora? Nessa ultima semana, um movimento chamado GOTA D”AGUA [http://movimentogotadagua.com.br/] ganhou as redes sócias, expondo rostos bem conhecidos do público televiso brasileiro. O nome, bem sugestivo, parece dar a entender que alguma atitude recente conseguiu mostrar que Belo Monte não representa desenvolvimento para o Brasil, como se tudo o que esta acontecendo ao longo do Rio Xingu fosse algo REPENTINO.
Mas não é camaradas, a gota d’agua já caiu há muito tempo. Não é de hoje que o governo vem atacando os povos originários do Xingu e o meio ambiente amazônico. Isso fica bem perceptível quando vemos que milhares de brasileiros gretaram "Não a Belo Monte", e ainda assim as obras foram autorizadas e ate iniciaram. Movimentos Sociais, índios e povos atingidos estão organizados contra Belo Monte e em defesa do Rio Xingu.
Mas a Gota D'gua caiu ainda antes disso. Desde a década de 90, com a reforma do Estado, quando o Brasil passa a ter a PRIVATIZAÇÃO como base do novo estado que estava sendo reformado, essas políticas vêm sendo implantadas, tendo como desculpa o tal Desenvolvimento. O resultado: a precarização da condição de vida dos brasileiros.
Quando o PT assume o governo, no inicio dos anos 2000, inicia-se a pensar em uma nova política de “crescimento” (ênfase nas aspas) do país. Essa política é concretizada no final do mandato de Lula e potencializada no Governo Dilma, o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). Esse programa tem como objetivo principal dotar o país de infra-estrutura para animar as grandes empresas privadas do Brasil e fora dele.  
Ou seja, o governo se utiliza de obras “públicas” (mais ênfase nas aspas) para sustentar esses empreendimentos privados. Assim é Belo Monte, assim são várias obras Brasil a fora. Aqui no Piauí, por exemplo, estão construindo 5 barragens ao longo do Rio Parnaíba, rio mais importante do estado, para beneficiar empresas com a Suzano e a Vale, que estão se estalando aqui.
A lógica é simples: a Suzano ira implantar indústrias no estado, mas para isso precisa de água e energia, mas não há de onde tirar. O que o governo faz? O possível e o impossível, o pensável e o irresponsável para garantir essa energia, as barragens foram a saída encontrada. O pode parecer um absurdo (e é) está expresso em um documento da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí, chamado Plano Estadual de Recursos Hídricos, que explica qual barragem beneficiará cada empresa, exposto com nome e sobrenome.
Por fim, o Movimento Gota D’agua, apesar de algumas criticas, também cumpre um papel nesse processo, fez e faz parte dele, não podemos negar. Só acho um pouco incoerente apontar a necessidade de mobilização sem referir-se aos movimentos que há muito tempo estão organizados e mobilizados em defesa do Rio Xingu. Ao contrario disso, os Movimentos que há muito tempo estavam indo aos ruas, ocupando canteiros de obras, indo ao enfrentamento direto contra o governo e lutando em defesa Xingu é que citaram esse novo movimento que surgiu, quando deveria ser o oposto.
Índios, povos originários e movimentos sociais gritam há tanto tempo “Pare Belo Monte”, e parecem que nunca são ouvidos. Mas basta meias dúzia de artistas globais entrarem em cena, pra uma multidão de pessoas ouvirem essas questões. Infelizmente isso ainda é de praxe. Mas se estamos na luta, continuemos em defesa do Xingu.

Xingu Vivo! Vivo para Sempre!

4 comentários:

  1. Caramba, gostei da atitude. Inspiradora para outros guerreiros inconsoláveis diante de tanta desigualdade e direitos burlados justamente por isso.
    Mas, mêu, Ô, presta atenção, Luan Mathias (kkkk): eu posso servir de corretor ortográfico de graça prá você, viu? Putz! quanto erro, mas que tu articula bem as idéias, cara, isso não tem dúvida!
    Abração. Barbosa Barusan (procura no Face).

    ResponderExcluir
  2. O texto fala muitas verdades sobre a postura de descaso dos nossos ''representantes'',mas isso não nos dá o direito de sermos tão radicais.Quando dissemos que os movimentos sociais não foram ouvidos estamos sendo um sem visão pois quem não enxerga o problema e o poder público a junção destes ''globais'' mostra que a população esta indo atrás de saber,ao invés de entrarmos em discurção em quem começou ou terminou deveriamos nos unir pois TODOS NÓS TEMOS IMPORTANCIA POIS NOSSOS ESFORÇOS NÃO SERAM PRA MIM E SIM PARA UM FUTURO MAIS DIGNO E SUSTENTAVEL PARA MEUS FILHOS E NETOS.

    ResponderExcluir
  3. Caro Barbosa, tenho alguns problemas de Dislexia, eu acho. rsrs

    ResponderExcluir
  4. Quando eu falo em não ser ouvido é por que existe em nossa mídia uma forma de tratar os movimentos sociais, que é completamente deturpada (em sua grande maioria). Eles são criminazidos e negados o direito a voz. Isso é inegável.
    Não estou subestimando as pessoas, estou dizendo que a elas também são negadas informações importantes como essa. Quantas vezes você viu na mídia uma matéria sobre Belo Monte e seus prejuízos? Poucas eu acredito. diferente de matérias que falam do desenvolvimento do país!

    Não estou sendo RADICAL e dizendo que os artistas globais não deveriam fazer esse movimento, quem sou eu. É tão tal que coloco no final do meu texto: "Mas se estamos na luta, continuemos em defesa do Xingu".

    Estou apenas refletindo como os movimentos sociais que debatem isso ha MUITO TEMPO não são ouvidos nos meios de comunicação.

    Reparem esse video: http://www.youtube.com/watch?v=qqsTLtGqLoc

    ResponderExcluir