sábado, 29 de maio de 2010

O Mundo e os Seus: "Neoconsplayers"


Cada Vez mais "a vida Imita o video"


Closplay: Pode ser traduzido como "jogo de disfarces" ou " jogo de fantasias" , onde os participantes se caracterizam como personagens de animes, mangás, comics, jogos etc., e na maioria das vezes encarnam o personagens literalmente, imitando sem movimentos, falas, trejeitos.
O fenômeno Cosplay surgiu na decada de 70, no Japão, em eventos de compra e venda de Döjinshi, que são mangás e outro produtos feitos por fãns de forma não profissional. Nesses eventos o fãns de mangás, comics, amines, vestiam-se como seus personagens favoritos e os encarnavam da melhor maneira possível. Desde então o movimento cresce a cada ano que passa, hoje já existem campeonatos mundias de cosplay, o Word Cosplay Submmit(WCS), realizado anualmente no Japão, desde 2003. O Brasil, desde de 2006, realiza atravéz da JBC, o WCS no Brasil, onde o prêmio é uma viagem ao Japão para dispuitar a final do campeonato mundial, o campeão mundial recebe da TV Aichi, organizadora do envento no Japão, uma quantia em dinheiro.
Caracterizado então, o que realmente significa Cosplay, fica fácil perceber, hoje, que essa pratica torna-se, mesmo que de forma involuntária, uma constante nas ruas do Brasil e do mundo. Não me refiro a prática do cosplay, mas a do neocosplay [uma expressão minha], que nada mais é do que imitar os personagens de TV, geralmente das novelas ou cantores famosos, em seu modo de vestir as vezes até mesmo de agir.
Hoje em dia a mídia constroi um padrão de vida que as pessoa se obrigam a seguir, as vezes elas não têm nem o que comer, mais tem a roupa que a atriz A ou B usava no capítulo de ontem da novela das oito. Essa é uma questão de manipulação midiática voluntária, onde você permite ser manipulado, você acha que se não estiver vestido(a) como as modelos que aparecem na mídia você nunca estará bonita.
Essa prática, cada vez mais visível na sociedade, que achei por melhor chama-la de "Neocosplayers", fazendo alusão as pessoas que se vestem como personagens aminados, é o chamado "padrão de beleza e de comportamento do século XXI", onde o que é bonito é o que aparece na mídia, mas o que poucos sabem é que a mídia mostra apenas o que ela quer que você acredite, e tome como verdade.
Claro que há os que fogem desse "padrão", que por sinal são poucos, e que além de poucos são vistos como anormais, por não ser como o resto da pessoas. É nesse momento que essas pessoas se vêm obrigadas a vestir-se de uma forma mais "padrão" para ser aceita na sociedade, e conseguir , quem sabe, um emprego, para sustentar sua família.
Bem-vindos a Sociedade "PaDRÂo"

Nenhum comentário:

Postar um comentário