domingo, 11 de dezembro de 2011

Adesão da UESPI ao NOVO ENEM: Ruim sem ele, Pior com ele.

                                                                                             Da Assembleia Nacional de Estudantes - Livre [Por Leonardo Maia]








A falta de estrutura, física e de pessoal, da UESPI, há muito tempo deixou de ser uma novidade. Entretanto, cada dia que passa as dificuldades vão se tornando maiores e cada vez mais explícitas. No vestibular desse ano, mais de 20% dos inscritos são de fora do estado. Ou seja, são quase 6.200 estudantes que, caso passem no vestibular da UESPI, não terão garantido nenhuma política de permanência na universidade. Sem restaurante e residência universitária, os estudantes que vem do interior ou de outros estados, precisam se sacrificar e dividir seu tempo entre estudo, trabalho e academia. A grande maioria não tem conseguido efetivar essa façanha e acabam desistindo do sonho de ser um profissional formado e qualificado, por falta de condições financeiras
Não bastasse isso, a administração da IES esta lançando a proposta de adesão ao novo ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), proposta que deve ser discutida na próxima quarta-feira, dia 14, na reunião do Conselho Universitário. Se absorvermos apenas o discurso da reitoria, essa proposta seria indiscutível e a aprovação seria certa, uma vez que a universidade receberia uma contrapartida do governo federal, algo estipulado em cerca de 4 milhões de reais. ENTRETANDO, o montante de dinheiro não chega nem perto do que a UESPI necessita para efetivar uma melhora significativa em sua estrutura, assim como na sua política de permanência estudantil.
Com a adesão ao novo ENEM, a UESPI possibilitará que o número de estudantes inscritos de fora do Piauí, que em 2011 foi de 20%, possa dobra ou quem sabe triplicar, uma vez que a instituição estará se inserindo em um processo nacional de seleção (SISU - Sistema de Seleção Unificado). Como mais estudantes de fora do estado e sem quase nada em política de permanência (Restaurante universitário, residência universitária, ampliação de bolsas trabalho, creches, livros atualizados, etc.), a tendência é que se aumente significativamente o número de evasão na universidade.
Não há como oferecer essa mobilidade sem investimento suficiente para garantir a permanência dos estudantes nas instituições de ensino superior. Precisamos reivindicar mais verbas para a UESPI, Já. Porque a necessidade dos estudantes é urgente, por nossa fome de R.U. é imediata. Participe e construa a Campanha “Estudante tem Fome de R.U.” e lute por condições dignas de estudo.  
Mas só conseguiremos isso com o investimento de mais verbas na UESPI, por isso vamos todos e todas para a ALEPI, na quarta-feira, às 9horas da manhã, pedir 5% do Orçamento Estadual na UESPI. Essa percentagem corresponde ao montante de 237 milhões de reais anuais. Em 2011 o repasse destinado à UESPI seria de 110 milhões, entretanto, apenas 90 milhões desse valor foram repassados. Em 2012 está previsto um investimento d 137 milhões, um valor irresponsavelmente menor que os 228 milhões que podem ser destinados à Assembleia Legislativa do Piauí.


Nenhum comentário:

Postar um comentário